sexta-feira, 10 de julho de 2009

Na casa da minha avó sempre tem mortadela.



Anteontem (hoje é sexta, bem, quarta-feira exatamente) foi domingo pra mim. Me diverti com meia dúzia de bóias pra criança numa piscina de uns trocentos litros. Julho começou meio atropelado, quase me fazendo esquecer que estamos em férias. Então resolvi deixar o destino pra agosto, quando eu volto a ter muitas obrigações .

Só então me dei conta de como casa de vó, pelo menos da minha , é um lugar incrível. E é assim desde que eu me entendo por gente. Sempre quando se precisa de alguma coisa, a resposta na maioria das vezes é : Vê se não tem na casa da tua avó. E não é que tem mesmo?

Um dos pontos fortes de lá é a geladeira. Tem uma metade de laranja rolando, um steak de frango, um monte de mortadela, tem peixe com nome estranho, tem alfavaca ( aqui em casa não passa nem na porta, afinal, o que eu posso fazer com um maço de alfavaca? ), e na época de manga é o lugar com o maior estoque do Pará (sem exageros, coma quantas puder).

Por lá sempre tem muito café ( adoçado que dói ), tem feijão preto, macarrão (é, a mamãe prefere arroz) , e principalmente, uma avó maravilhosa, disposta a fritar frango pra mim ou a inventar um prato novo para o almoço de domingo. Putz, amo aquela criatura. E se hoje, sou esse cara que não faz sentido nenhum pro mundo (sim, isso é bom), é por causa da família fantástica que tenho.

Tem um quintal legal, onde havia uma goiabeira, já teve abacateiro e que hoje abriga uma roseira. A vovó curte a natureza. Um posto pra cachorro (que agora é do Cadore) e um monte de cascos (garrafa) pra cerveja (me admiro muito disso, quem guarda tantos cascos pra cerveja?). Tem rádio velho, pedaços de cano, um rodo e um bilhão de pregadores de roupa. Adoro aquele lugar.

Então, se você não tem mais avó, ou se ela não é assim, bem melhor que a Dona Benta, passe lá em casa que eu te levo pra conhecer a minha. Prepare-se pra ouvir dela: O Pedro não te ofereceu nada, ainda ?

Criaturas, abraços.

3 comentários:

  1. Sei exatamente do que estas falando. A casa da minha vózinha que morreu era assim mesmo, o paraíso.
    Eu ainda tenho uma outra vó mas não é a mesma coisa, infelizmente.

    Agora, se tua avó vai me oferecer alguma coisa, espero que seja bolo de chocolate!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, ao ler isso eu lembrei da casa da minha bisavó. Mas a casa da vovó também é tudo de bom! Quero visitar tua vó um dia =)

    Ah, e esse texto me trouxe paz.

    ResponderExcluir
  3. ... é meu filho a casa da sua vó é exatamente assim, um porto seguro, solução pra todos os problemas, lá não precisa ter pressa, é bom ouvir aquela voz dizendo: não vai ainda, espera que eu vou fazer um café pra nós... e entre risos, conversas e mais risos saímos mais leves e de alma lavada...

    ResponderExcluir